Moradores de duas comunidades quilombolas da Bahia acionam Justiça britânica para tentar barrar a atuação da Brazil Iron em sua região. Companhia, cuja operação foi interditada pelo governo da Bahia, também tem apoiadores locais
, um dos pontos turísticos mais exuberantes do país e palco de um conflito que há alguns anos opõem moradores de duas comunidades quilombolas centenárias - Bocaina e Mocó - e uma empresa britânica de mineração chamada Brazil Iron., como poluição e soterramento das nascentes de um rio, além de prejuízos à saúde causados pela poeira lançada no ar por explosões.
Por meio dos mesmo dos advogados, os moradores conseguiram uma liminar: a corte britânica proibiu a companhia de entrar diretamente em contato com os quilombolas, porque as famílias diziam se sentir intimidadas por funcionários da empresa por meio de visitas e cartas. "A gente tem uma história de uns 200 anos. Uma história triste que vem da escravidão, meu tataravô foi escravo. Será que nunca teremos paz?", questiona a agricultora, que abandonou sua antiga casa para viver em um ponto mais distante da mina.
"A água trazia os rejeitos. Com isso soterrou todo esse lago, e agora está do jeito que vocês estão vendo, mais de três metros assoreado de lama de minério", diz a camponesa, que hoje trabalha como cozinheira em uma escola municipal e complementa a renda com a produção de mel. "Acho que a Justiça aqui no Brasil, não sei, não resolve muito problema dos pequenos", diz. "Acho que a empresa não imaginava que a gente pudesse chegar a uma instância fora do Brasil. Estamos buscando ter mais força porque a pressão aqui é muito grande.
A empresa Brazil Iron contesta qualquer influência da mina na poluição e assoreamento das águas do rio Bebedouro. Segundo Rafael Genú, gerente de meio ambiente da companhia, um monitoramento próprio "não indicou qualquer impacto ambiental". A camponesa, mãe solo de duas filhas adolescentes, percebeu que uma delas passou a tossir além do normal, principalmente em noites pós-explosões.
Pouco antes da entrevista, a camponesa fez um pedido: não queria que seu nome nem sua imagem fossem divulgados nesta reportagem. Embora a empresa negue qualquer impacto ambiental, segundo Rafael Genú, diretor de meio ambiente, a Brazil Iron "aprendeu com alguns erros do passado". Ele cita como exemplo o desmatamento sem autorização de uma área comprada pela empresa.
A atuação da companhia inglesa está sendo investigada pelo Ministério Público da Bahia. A BBC News Brasil pediu uma entrevista com o promotor do caso, mas ele informou que não poderia se manifestar, pois a investigação corre em segredo de Justiça. O presidente da companhia é um empresário australiano de mineração chamado Gordon Toll, dono da Atlantic Iron Ltd. O CEO é o britânico Guy Saxton, residente no Brasil.
Enquanto famílias da zona rural se mobilizam contra a mineração, a Prefeitura de Piatã celebra os ganhos econômicos gerados pelo setor. A cidade passou a receber um royalty chamado Compensação Financeira pela Exploração Mineral . "Como prefeito, não tenho como negar a importância do Cfem, porque eu não conseguiria fazer tudo isso só com o FPM", diz.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Sertanejo Hugo, da dupla com Tiago, exibe 'barriga chapada' após lipo: 'Vai ficar ainda melhor'Cantor de 41 anos ficou famoso ao participar da terceira edição do reality 'Fama', em 2004
Read more »
Agência só fiscaliza uma em cada 40 atividades de mineração por ano no paísA ANM (Agência Nacional de Mineração) só consegue fiscalizar no país uma a cada 40 operações de mineração - chamadas de lavras - devido à reduzida quantidade de fiscais nos quadros do órgão.
Read more »
Exclusivo: DEV Mineração planeja investir R$ 1,7 bi para retomar operações do Projeto Ferro AmapáEmpresa pretende iniciar os trabalhos assim que obtiver a reativação das licenças ambientais, solicitadas hoje
Read more »
Projeto pode ampliar atuação de garimpeiros e setor da mineração teme “caos”Em análise no Senado, proposta permite garimpo em áreas de pesquisa para extração de minerais
Read more »
A aposta entre 2 magnatas da mineração que revolucionou o transporte terrestre há 2 séculosAo colocar em dúvida a ideia de um inventor britânico, um empresário siderúrgico ajudou a lançar as bases para os trens que hoje percorrem o mundo.
Read more »
Envolvidos na morte de Mãe Bernadete estão na lista dos foragidos mais perigosos da BahiaHomens são procurados há cerca de oito meses após ataque contra líder quilombola; SSP-BA incluiu os suspeitos no Baralho do crime nesta quarta (3)
Read more »