Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova
Em 20 de maio, o governo federal zerou a tarifa de importação do arroz para garantir o abastecimento devido à tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, que reduzirá a oferta. A medida visa evitar desabastecimento e aumento de preços. Três tipos de arroz foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum.
Especialistas e associações produtoras de arroz, porém, têm críticas à medida. “É impossível não haver uma concorrência com o arroz produzido no Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul”, disse Anderson Belloli, diretor-executivo e jurídico da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul .
Uma possível preocupação, diz Tremacoldi-Rossi, é que os efeitos do choque climático se prolonguem. “Seria provável que a próxima safra seja afetada e, possivelmente, o estado leve entre um a três anos-safra para se recuperar. Essa é uma estimativa baseada em outros choques climáticos de alto impacto ao redor do mundo em áreas de boa produtividade”, diz.
Já Denis Medina, economista e professor da Faculdade do Comércio, lembrou que o Brasil, historicamente, produz mais arroz do que consome e exporta o excedente. “Então, não existe naturalmente uma necessidade de importação para consumo”, diz. Em sua análise, a medida pode ser negativa para o mercado. “O governo, com a intenção devai prejudicar o equilíbrio de mercado.
Explica Arroz Importação Governo Lula Governo Rio Grande Do Sul Verificação Vídeo
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Entenda o polêmico projeto de lei na Geórgia que gerou uma onda de protestosMedida chamada de 'agentes estrangeiros” exigiria que as organizações que recebem mais de 20% do seu financiamento vindos do exterior se registassem como “agentes de influência estrangeira”
Read more »
Entenda as críticas a Mourão por descumprir acordo sobre projeto de ajuda ao RSUm destaque do senador poderia ter atrasado a suspensão de dívidas do estado
Read more »
Entenda o projeto sobre escolas cívico-miliares que gerou confusão na AlespProposta, aprovada na terça-feira (21), precisa ser sancionada pelo governador paulista
Read more »
Comissão do Senado aprova projeto que prevê castração química voluntária para condenados por crimes sexuais; entendaProjeto seguirá para votação na Câmara dos Deputados, caso nenhum senador apresente recurso
Read more »
Entenda o projeto que cria as escolas cívico-militares em São PauloOito pessoas foram presas em manifestações
Read more »
Entenda o projeto de escolas cívico-militares, aprovado na AlespO programa vai dividir a responsabilidade entre profissionais pedagógicos - que irão cuidar das atividades em sala de aula - e policiais militares - que ficarão responsáveis pelo monitoramento dos alunos e pelas atividades extracurriculares. Modelo de escolas em vigor no Paraná foi considerado inconstitucional pela AGU.
Read more »