TCU vê falhas após Exército pôr acionista da Taurus para controlar munições

United States News News

TCU vê falhas após Exército pôr acionista da Taurus para controlar munições
United States Latest News,United States Headlines
  • 📰 UOLNoticias
  • ⏱ Reading Time:
  • 78 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 34%
  • Publisher: 72%

O TCU (Tribunal de Contas da União) apontou fragilidades e potencial conflito de interesses no sistema de controle de venda de munições no Brasil, administrado por uma companhia privada que atua no setor, a CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos).

O TCU apontou fragilidades e potencial conflito de interesses no sistema de controle de venda de munições no Brasil, administrado por uma companhia privada que atua no setor, a CBC .

Uma portaria do Ministério da Defesa, de 2006, deu 180 dias para o Exército implementar o Sicovem, mas quem acabou fazendo isso foi a CBC. Contrariando essa portaria, a CBC também nunca permitiu que a PF tivesse acesso ao sistema, segundo o TCU. Devido a esse episódio, em 2018, o Ministério Público Federal recomendou a adoção de um sistema próprio do Exército para registro de fabricação e venda de munições, o que não foi atendido.Exército retoma a autorização para novos CACs, após 1 ano de suspensãoOutra descoberta é que os dados do Sicovem têm fragilidades e lacunas.

"Ambas as situações evidenciam alto risco de fraude e outras condutas ilícitas na transação, seja do comprador - o qual pode ter apresentado documento falso ou comprado munição para arma sabidamente extraviada, por exemplo - seja do vendedor - o qual pode ter se omitido no dever de cobrar a apresentação da documentação ou, até mesmo, ter lançado uma venda no nome de outrem, por exemplo", diz o texto.

O Exército afirmou ainda que os dados necessários para a concessão do Certificado de Registro são de responsabilidade do solicitante,"o que pode gerar inconsistências com relação aos bancos de dados disponíveis relativos ao logradouro onde reside o interessado e o local onde se dá entrada no processo".

We have summarized this news so that you can read it quickly. If you are interested in the news, you can read the full text here. Read more:

UOLNoticias /  🏆 12. in BR

United States Latest News, United States Headlines

Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.

Mulheres do MST realizam ato em frente a revendedora de armas da Taurus em São PauloMulheres do MST realizam ato em frente a revendedora de armas da Taurus em São PauloA ação destacou o aumento do número de feminicídios praticados com armas de fogo no Brasil
Read more »

Freire Gomes pode corrigir erro histórico do ExércitoFreire Gomes pode corrigir erro histórico do ExércitoHá 37 anos, o Exército se rendeu ao corporativismo e fez vista grossa para o que deveria ser imperdoável. Chegou a hora do acerto de contas.
Read more »

Yanomami: missão do Exército descobre “cemitério de aviões” e desmonta garimpoYanomami: missão do Exército descobre “cemitério de aviões” e desmonta garimpoNotícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Read more »

Após depoimento de ex-comandante do Exército, PF ouve Cid novamenteApós depoimento de ex-comandante do Exército, PF ouve Cid novamenteFreire Gomes passou sete horas com policiais esclarecendo possível participação de Bolsonaro em trama golpista
Read more »

Promoção de Mauro Cid impõe desafio interno ao ExércitoPromoção de Mauro Cid impõe desafio interno ao ExércitoPromoção de Mauro Cid impõe desafio interno ao Exército
Read more »

Militar que desmaiou em operação da PF é exonerado de comando do ExércitoExército exonerou hoje o tenente-coronel Guilherme Marques Almeida de um cargo de comando na força.O que aconteceuAlmeida deixou o comando do 1º Batalhão de Operações Psicológicas, com sede em Goiânia.
Read more »



Render Time: 2025-02-25 09:23:11