STF tem cinco a votos a dois pela descriminalização do porte da maconha para uso pessoal

United States News News

STF tem cinco a votos a dois pela descriminalização do porte da maconha para uso pessoal
United States Latest News,United States Headlines
  • 📰 JornalOGlobo
  • ⏱ Reading Time:
  • 89 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 39%
  • Publisher: 94%

Mendonça acompanhou Zanin, enquanto Gilmar, Fachin, Barroso, Moraes e Weber foram favoráveis

retomou nesta quarta-feira o julgamento que discute a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

Mendonça também votou para definir um prazo de seis meses para o Congresso estabelecer uma quantidade de droga que diferencie usuário de traficante. Mas, enquanto não houver a deliberação sugeriu a medida provisória de 10 gramas.No início da sessão, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, fez um pronunciamento para afirmar que a Corte não está discutindo a legalização das drogas.

Em relação à quantidade, Moraes, Gilmar, Weber e Barroso defenderam que quem esteja com até 60 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas seja presumido usuário, caso não haja outros indícios de que seja traficante, como a existência de outras drogas ou a apreensão de determinados instrumentos, como balanças.

O ponto de partida foi a condenação de um homem que foi pego com três gramas de maconha dentro da cela onde estava preso. Ele foi condenado por porte, e a Defensoria Pública recorreu até o caso chegar ao STF. Os ministros estabeleceram, então, que o caso tem repercussão geral. Isso significa que o que ficar definido terá que ser aplicado em todos os casos semelhantes.

Após o voto de Moraes, Gilmar reajustou seu voto em dois pontos, aderindo ao critério do colega e limitando a descriminalização do porte à maconha. Barroso também mudou sua posição, para 100 gramas, mas afirmou que concordaria com 60 caso seja a posição majoritária — alteração formalizada nesta quarta.

Purificadores do Brasil foram barrados em Gaza por ferir lista de produtos autorizados, diz autoridade diplomática de Israel

We have summarized this news so that you can read it quickly. If you are interested in the news, you can read the full text here. Read more:

JornalOGlobo /  🏆 3. in BR

United States Latest News, United States Headlines

Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.

Minuta golpista previa prisão de Moraes, Gilmar Mendes e PachecoMinuta golpista previa prisão de Moraes, Gilmar Mendes e PachecoEx-presidente Jair Bolsonaro tinha pleno conhecimento do teor do plano, segundo parecer da PGR que sustenta operação da PF
Read more »

Gilmar: Bolsonaro busca apoio popular em meio a provas comprometedorasGilmar: Bolsonaro busca apoio popular em meio a provas comprometedorasEm participação em live de VEJA, ministro do STF comentou manifestação convocada pelo ex-presidente e disse que o tribunal não será constrangido
Read more »

Gilmar rejeita afastamento de Alexandre de Moraes do julgamento dos casosGilmar rejeita afastamento de Alexandre de Moraes do julgamento dos casosPara o ministro, seu colega de Supremo conseguiu colocar um freio na atuação dos militares que atacavam o sistema eleitoral, incluindo Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-ministro da Defesa de Bolsonaro, e vem conduzindo as investigações com muita argúcia, com muita perspicácia, com muita pertinência. Pacificação e borracha no passado, disse Bolsonaro ao pedir projeto para Congresso, o ex-presidente também chamou condenados do 8 de janeiro de pobres coitados e criticou as penas aplicadas. na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
Read more »

Ministro André Mendonça autoriza empresas a renegociar acordos de delação fechados com a Lava JatoMinistro André Mendonça autoriza empresas a renegociar acordos de delação fechados com a Lava JatoEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Read more »

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de maconha; entenda o que pode mudarSTF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de maconha; entenda o que pode mudarO STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quarta-feira, 6, o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, após o pedido de
Read more »



Render Time: 2025-02-25 18:13:17