Manifestações ocorrem poucos dias após órgão eleitoral venezuelano declarar vitória de Nicolás Maduro em eleição presidencial; oposição diz que houve fraude e cobra divulgação detalhada dos votos.
González - que estava muitos pontos à frente de Maduro em pesquisas de opinião anteriores ao pleito - e o resto da oposição, o governo não divulgou os boletins de urna até quarta e tem reprimido os protestos. O órgão eleitoral atribuiu a demora na divulgação dos resultados a um suposto ataque de hackers.
A política María Corina Machado, eleita como candidata da oposição nas primárias, mas posteriormente desqualificada para concorrer, publicou na quarta na rede social X que houve ao menos 177 prisões arbitrárias, 11 desaparecimentos e ao menos 16 homicídios nas últimas 48 horas. O Vontade Popular é um partido de centro criado pelo ex-prefeito de Chacao, Leopoldo López - filho de um empresário rico e membro de uma das famílias mais poderosas do país.
"Esta marcha é do bairro Petare, não há partido político aqui, não temos nenhum partido que nos dê alguma coisa", diz María Vázquez, uma dona de casa de 60 anos, à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.A emblemática Plaza Altamira, na zona leste da cidade, voltou a ser o ponto de encontro da oposição.
Esta não é a primeira vez que monumentos em homenagem ao líder da chamada Revolução Bolivariana foram destruídos. Algo semelhante aconteceu em 2017 e 2019. Porém, o que chama a atenção agora é a quantidade de estátuas atacadas, o curto período de tempo em que isso ocorreu e quem realizou a derrubada.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Maduro diz estar 'pronto para apresentar 100% das atas' de sua reeleição na VenezuelaOpositor Edmundo González Urrutia afirma ter vencido e denuncia fraude
Read more »
Maduro se diz ‘pronto’ para apresentar 100% das atas da eleição na VenezuelaO presidente venezuelano pediu ao Tribunal Supremo de Justiça que 'esclareça o que tenha de esclarecer' sobre o processo eleitoral
Read more »
Líder de partido opositor a Maduro é preso em meio a protestos na VenezuelaFreddy Superlano, um dos líderes da oposição a Nicolás Maduro, foi preso em meio a onda de protestos que assola a Venezuela desde a proclamação do ditador a mais um mandato no comando do país.
Read more »
Protestos contra a reeleição de Maduro deixam um morto na VenezuelaEsta é a newsletter De Olho no Mundo. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.********1.
Read more »
Venezuela tem ao menos 13 mortos após protestos contra vitória de MaduroAo menos 13 pessoas morreram em decorrência de protestos contra a eleição de Nicolás Maduro na Venezuela.O que aconteceuDados da Pesquisa Nacional de Hospitais (ENH) apontavam 12 mortos na noite de ontem.
Read more »
Maduro culpa oposição por protestos com mortes na VenezuelaNo jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Read more »