Por que os Estados Unidos apoiam Israel?

United States News News

Por que os Estados Unidos apoiam Israel?
United States Latest News,United States Headlines
  • 📰 bbcbrasil
  • ⏱ Reading Time:
  • 161 sec. here
  • 4 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 68%
  • Publisher: 83%

Por que os Estados Unidos apoiam Israel?

“Esta não é uma tragédia distante – os laços entre Israel e os Estados Unidos são profundos”, afirmou o presidente americano Joe Biden na terça, 10/10, em uma de suas várias manifestações desde que, no último 7/10, o grupo militante palestino Hamas lançou um ataque sem precedentes em 50 anos no sul de Israel.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Israel é o país do mundo que mais recebeu, cumulativamente, recursos dos EUA. Entre 1946 e 2023 foram estimados US$ 260 bilhões , segundo um relatório do Congresso americano publicado em março deste ano. Mais da metade desse montante foi designado como auxílio militar.

Durante o governo do republicano Donald Trump , os EUA se afastaram do compromisso histórico por dois Estados e seu sucessor, o democrata Joe Biden, jamais atuou decisivamente para reabrir esta negociação.

A demanda de parte da comunidade judaica por uma nação própria, no entanto, já existia antes do massacre produzido pelo regime alemão nazista de Adolf Hitler. Desde o começo do século 20, o movimento sionista se articulava em defesa da criação de um Estado para o povo judeu na área ocupada na Antiguidade, antes da diáspora histórica.

No mesmo levantamento, quase 6 em cada dez judeus americanos se disseram muito ou razoavelmente ligados emocionalmente a Israel. “Certamente a conexão entre as duas sociedades é um motivo válido para explicar esse apoio histórico americano”, diz Zunes.Segundo Zunes, o fator empatia certamente entra também na conta do apoio.

“Se o impacto psicológico sobre os israelenses do que aconteceu é semelhante ao impacto psicológico do 11 de Setembro sobre os americanos, então é imperativo que Israel não cometa os mesmos erros que os EUA cometeram na sua resposta ao 11 de Setembro”, afirmou em seu perfil no X o professor Dox Waxman, do Centro de Estudos de Israel da Universidade da Califórnia Los Angeles .

O grupo lobista American Israel Public Affairs Committee é reconhecido como um dos mais poderosos a atuar na política americana. No ano passado, o grupo foi acusado de investir milhões de dólares nas primárias democratas para as eleições de meio de mandato do Congresso para derrotar políticos de esquerda com posicionamento pró-palestina. O grupo afirmou que sua atuação sempre foi bipartidária e em defesa dos interesses de Israel.

Mesmo que os votos não sejam decisivos, a ressonância política das pautas pró-Israel não deve ser ignorada. E não é. “Três dos presidentes que mais avançaram a agenda sionista, Richard Nixon, George W. Bush e Donald Trump, não contaram com aberto apoio da comunidade judaica, mas nem por isso deixaram de atuar em prol dela”, diz Zunes.Há 40 anos, o secretário de Estado dos EUA Alexander M.

“Israel tem uma poderosa Força Aérea, eles controlam essencialmente os céus na região. São eles que ajudaram a suprimir movimentos revolucionários de esquerda e islâmicos no Líbano, na Jordânia e em outros países. Eles testam em campo de batalha os equipamentos militares americanos. O Mossad, a inteligência israelense, e a CIA têm cooperado na obtenção de informações e em operações secretas.

We have summarized this news so that you can read it quickly. If you are interested in the news, you can read the full text here. Read more:

bbcbrasil /  🏆 8. in BR

United States Latest News, United States Headlines

Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.

Israel, el centro de la política exterior de Estados UnidosIsrael, el centro de la política exterior de Estados UnidosEl apoyo al Estado judío es una de las pocas cuestiones que todavía une a demócratas y republicanos, pero el brutal ataque de Hamás y la respuesta de Netanyahu pueden abrir una brecha política en un contexto de polarización
Read more »

Conflito Israel-Hamas: por que tantos evangélicos defendem Israel?Conflito Israel-Hamas: por que tantos evangélicos defendem Israel?Uso de símbolos como a estrela de David ou a bandeira de Israel em eventos evangélicos no Brasil se tornou comum nos últimos anos, especialmente entre grupos religiosos ligados ao bolsonarismo.
Read more »

‘Hoje é impossível ter dois Estados’, diz professor sobre conflito entre Israel e Palestina‘Hoje é impossível ter dois Estados’, diz professor sobre conflito entre Israel e PalestinaPara Reginaldo Nasser, a proposta é 'pior em termos realistas' do que a sugestão de um Estado e dois povos
Read more »

Venezuela acuerda con Estados Unidos reanudar los diálogos con la oposiciónVenezuela acuerda con Estados Unidos reanudar los diálogos con la oposiciónLos contactos que mantienen desde hace un año Caracas y Washington en Doha han definido el regreso a la mesa de México y la flexibilización de las sanciones
Read more »



Render Time: 2025-02-27 21:47:08