Escolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
É assim que a ambientalista Natalie Unterstell descreve como se sente desde que ficou claro que as inundações no Rio Grande do Sul atingiram níveis trágicos.Desde que a situação no Sul do país passou a chamar atenção do Brasil e do mundo, ambientalistas vêm associando a tragédia às mudanças climáticas. Mas Unterstell tem um motivo a mais para se lamentar.
Procurada, a assessoria de imprensa da ex-presidente Dilma Rousseff informou que se manifestaria sobre o assunto após a publicação da reportagem.
A cientista também falou sobre o programa no podcast "Tempo Quente", produzido pela jornalista Giovana Girardi para a Rádio Novelo, em 2022. Ela diz que os estudos já haviam passado da fase de diagnóstico e se encaminhavam para a etapa em que seriam feitas as recomendações para adaptação — quando o programa foi interrompido.
Por meio de mensagens de texto, Unger respondeu que não teria tratado do programa e tampouco teria desativado. Suas respostas iniciais, no entanto, mencionavam um suposto programa ocorrido antes, durante sua passagem no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva . Uma das conclusões do programa foi a de que o extremo Sul sofreria com chuvas acima do normal nos próximos anos. Ao mesmo tempo, os modelos previam secas mais acentuadas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
"No Rio Grande do Sul, a ficha caiu assim que eu vi os mapas do MetSul, na semana passada. Eram visualmente parecidos com as projeções feitas no programa . Foi assustador", relata Unterstell. Ela também é ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis . "Lógico que isso piora em um governo negacionista como o do ex-presidente Jair Bolsonaro , mas a subvalorização da adaptação é a regra, independente do governo", afirma.
"Adaptação exige recursos e não tem como imaginar que municípios já vulneráveis possam se endividar para fazer as obras para se prepararem para os efeitos das mudanças climáticas. Tem que ser dinheiro a fundo perdido, porque o custo de reconstruir é muito maior que custo de prevenir", aponta Araújo. A nota disse ainda que os resultados do "Brasil 2040" foram "compartilhados com órgãos governamentais relacionados aos setores abordados".
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Sul do Rio Grande do Sul tem alerta para tempestades nesta segunda-feiraNorte do país e região entre Salvador e Aracaju também podem ter grande volume de chuvas
Read more »
Ciclone extratropical deve atingir parte sul do Rio Grande do SulDefesa Civil orienta as pessoas buscarem abrigos longe de árvores
Read more »
Chuvas do Rio Grande do Sul avançam sobre Santa CatarinaInstabilidades inicialmente afetam áreas como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul
Read more »
'Perdemos tudo, menos a vida': Moradores de Novo Hamburgo fogem das enchentesNotícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Read more »
Berkshire vende participação na Paramount: 'Perdemos um bom dinheiro', diz BuffettCEO diz que decisão de se desfazer da fatia foi dele: 'Eu fiz tudo sozinho, pessoal'
Read more »
Diniz admite erros do Fluminense contra o Atlético-MG: 'Perdemos dois pontos'No jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Read more »