O Booktok ganhou força em meados de 2020, durante a pandemia do covid-19, e conseguiu fazer com que livros desconhecidos e “esquecidos” pelos leitores se tornassem best-sellers.
O Booktok ganhou força em meados de 2020, durante a pandemia do covid-19, e conseguiu fazer com que livros desconhecidos e “esquecidos” pelos leitores se tornassem best-sellers. Embora o fenômeno de indicar livros nas plataformas digitais não seja necessariamente novo, visto que os booktubers (pessoas que indicam livros no Youtube) surgiram anteriormente ao TikTok, a novidade desta última está no formato dos vídeos mais curtos, usos de hashtags específicas.
A tag #Booktok, que acumula mais de 28,3 milhões de conteúdos publicados no TikTok, é um fenômeno de comentar e compartilhar resenhas, indicações, críticas e “trends” literárias na plataforma. Os vídeos encantam a comunidade apaixonada por literatura, lugar no qual as pessoas buscam e trocam indicações de qual livro ler. Fenômeno Colleen Hoover Com isso, o público predominantemente jovem e a presença dos algoritmos que também entregam os conteúdos para usuários que não são seus seguidores, apoiado nos gostos dos consumidores, fazem com que livros sejam catapultados para fenômenos de venda
Booktok Livros Best-Sellers Pandemia Tiktok