O ex-presidente panamenho Ricardo Martinelli é o mais recente de uma longa lista de indivíduos com contas pendentes com a justiça a receber asilo político da Nicarágua. Entenda qual o interesse do governo de Daniel Ortega em acolher esses estrangeiros enquanto destitui nicaraguenses críticos ao governo de sua cidadania.
e buscou refúgio na sede diplomática do país após ter sido condenado a mais de dez anos de prisão por lavagem de dinheiro no Panamá.Apesar de pesquisas o indicarem como provável vencedor, o Tribunal Eleitoral do Panamá já anunciou que a sentença "está em processo de execução" e ele ficará inelegível.
O governo panamenho advertiu com "consequências diplomáticas" caso Martinelli use a embaixada nicaraguense para realizar ações ou declarações que impactem a política doméstica panamenha, já que seriam consideradas "uma interferência nos assuntos internos" do país.
Durante o governo de Anastasio Somoza, milhares de opositores foram forçados ao exílio. Mas após o triunfo da Revolução Sandinista em 1979, o país se transformou e começou a acolher líderes políticos de outras nacionalidades. Na década de 80, também se refugiaram na Nicarágua o traficante colombiano Pablo Escobar e o italiano Alessio Casimirri, condenado pelo assassinato do ex-primeiro-ministro italiano Aldo Moro e que vive no país centro-americano desde então.Alguns dos políticos acolhidos nos últimos anos por Ortega, no entanto, afastam-se notavelmente do perfil esquerdista dos refugiados que tradicionalmente chegaram à Nicarágua.
Para o historiador Jarquín, a variedade de pensamentos desses refugiados "mostra como o sandinismo mudou, em relação a sua mutação ideológica, e como as divisões de 'esquerda e direita' na América Central são hoje em dia superficiais e irrelevantes".
O jornal nicaraguense Confidencial publicou em 2023 que, nos dois anos anteriores, o governo havia concedido nacionalidade a 130 estrangeiros, entre os quais estavam fugitivos da justiça, acusados de corrupção e aliados políticos de Ortega.
"Há irmãos de outros países que defenderam o povo e que hoje são família nicaraguense. E nós orgulhosos de que tantos irmãos do mundo queiram fazer parte desta família "
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
O recado de Biden e Trump que inspira nova jogada de BolsonaroEntenda
Read more »
A verdadeira missão do PL para Caroline de Toni na CCJEntenda
Read more »
Como a fala de Lula sobre o Holocausto foi vista dentro do ItamaratyEntenda
Read more »
Idoso agredido por Rafael Cardoso relatou ameaças de morte à polícia; entendaAtor tem depoimento marcado na 16ª DP (Barra da Tijuca) na próxima terça-feira (14)
Read more »
Superiate russo de R$ 1,1 bilhão confiscado vira problema para os EUA; entendaEstados Unidos gastam fortuna para manter embarcação; donos agora reivindicam barco de volta
Read more »
TV LED, OLED ou QLED: veja modelos e entenda as diferençasNotícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Read more »