O México exigiu, neste sábado (6), 'garantias' para que seu corpo diplomático deixe o Equador, após a invasão policial à sua embaixada em Quito na véspera, que levou à prisão do ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, refugiado no local e
O México exigiu, neste sábado ,"garantias" para que seu corpo diplomático deixe o Equador, após a invasão policial à sua embaixada em Quito na véspera, que levou à prisão do ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, refugiado no local e procurado pela Justiça de seu país.
A embaixada do México em Quito permanecia cercada por policiais neste sábado de manhã e a bandeira do país havia sido removida de sua haste no pátio do edifício, informou um fotógrafo da AFP. O México qualificou a operação como uma"brutal irrupção" e denunciou a"violência física" contra o chefe de missão diplomática Roberto Canseco, que foi submetido no chão por um militar, segundo imagens da televisão equatoriana. O diplomata está"bem" como o resto da delegação, disse a chanceler Bárcena.
O México anunciou que apresentará uma denúncia contra o Equador perante a Corte Internacional de Justiça. A convenção de Viena garante a inviolabilidade do território de uma embaixada. Duro crítico do ex-presidente Correa , Villavicencio era conhecido por suas denúncias sobre o fortalecimento do narcotráfico à sombra do poder.
"O governo brasileiro condena, nos mais firmes termos, a ação empreendida por forças policiais equatorianas na Embaixada mexicana em Quito na noite de ontem, 5 de abril", escreveu o Itamaraty.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
OEA reforça 'inviolabilidade de locais diplomáticos' após Equador invadir embaixada do México em QuitoEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Read more »
Itamaraty condena invasão do Equador a embaixada do México em QuitoSegundo governo brasileiro, episódio abre um 'grave precedente'; Lula se solidariza ao governo mexicano
Read more »
México suspende relações diplomáticas com o Equador após ter embaixada em Quito invadidaEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Read more »
México rompe relações diplomáticas com Equador após ter embaixada invadida em QuitoAnúncio foi feito pelo presidente Andrés Manuel López Obrador
Read more »
Ex-vice-presidente do Equador é preso na embaixada do México em QuitoO ex-vice-presidente do Equador, Jorge Glas, foi preso na embaixada do México em Quito, onde tinha ido como 'convidado' e solicitado asilo. Ele alega perseguição política e é acusado de peculato pelo Ministério Público do Equador. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o Equador após a prisão.
Read more »
Polícia do Equador invade embaixada do México em Quito e prende ex-vice-presidente equatorianoPolítico foi condenado por corrupção no Equador; México tinha anunciado que ofereceria asilo a ele
Read more »