Neste sábado, foi relatado mais um sequestro de integrante da oposição, que foi criticada pelo presidente brasileiro
Presidente Lula e Nicolás Maduro Presidente da Venezuela — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo, no âmbito da cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos , há pouco mais de uma semana, a agenda se concentrou na retomada da cooperação entre os dois países.
Tanto Lopes quanto Nunes entendem e até mesmo concordam com a decisão de apoiar países afetados por sanções, como Venezuela e Cuba, e a priorização de aliados considerados importantes para o Brasil na agenda da política externa. O problema é quando esse aliado passa dos limites em matéria de repressão.
Na coletiva ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, na semana passada, o presidente brasileiro disse — sem dar nome aos bois — que candidatos inabilitados na Venezuela deveriam “deixar de chorar”, assim como ele mesmo fez em 2018 quando, estando preso, escolheu Fernando Haddad para disputar a Presidência. Uma alfinetada em Machado, que Lula se recusa a mencionar.
Para diplomatas como o embaixador Rubens Barbosa, está claro que na equação prevalecem interesses ideológicos, que dominam a política externa. O Itamaraty, diz, continua mantendo uma “atitude profissional”.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Comentário de Lula sobre eleições na Venezuela provoca reação da principal opositora de MaduroEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Read more »
São inexplicáveis os afagos de Lula à ditadura de MaduroNão tem cabimento comparar casos do próprio petista e de oposicionista venezuelana impedida de concorrer
Read more »
Principal opositora de Maduro denuncia sequestro de colaborador por parte do serviço secreto da VenezuelaMaría Corina Machado divulgou o ocorrido nas redes sociais; Emil Brandt é o quarto membro do partido Vente Venezuela a ser preso
Read more »
Lula e Maduro trataram de eleições; disputa por Essequibo não foi discutida, diz PlanaltoLíderes se encontraram na Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em São Vicente e Granadinas
Read more »
Michelle mira em Lula e Venezuela em novo discurso político em SalvadorEx-primeira-dama participou de evento do PL Mulher na Bahia e criticou políticas e discursos do governo
Read more »
María Corina Machado: quem é líder da oposição na Venezuela que criticou LulaA opositora de 56 anos ganhou a votação para disputar com Maduro as próximas eleições, mas uma decisão da Justiça a retirou da disputa. Machado fez críticas a Lula após o presidente brasileiro, ao comentar sobre a Venezuela, dizer que 'não ficou chorando e indicou um candidato' ao ser impedido de concorrer em 2018.
Read more »