Aos 93 anos, o líder indígena da etnia caiapó e ativista Raoni Metuktire mantém a vitalidade e tem na ponta da língua o que pretende cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Belém, capital do Pará.
Aos 93 anos, o líder indígena da etnia caiapó e ativista Raoni Metuktire mantém a vitalidade e tem na ponta da língua o que pretende cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Belém, capital do Pará. Raoni se encontra, nesta terça-feira , com o líder brasileiro e o presidente francês, Emmanuel Macron, no início de um périplo de três dias do líder europeu pelo Brasil.
"Sinto falta de espaço pra quem está vivendo nas aldeias. Há representações indígenas no governo, mas é preciso levar o que só vê quem está na terra e conhece a realidade local. Não precisa ser branco, ou que fale a língua do caraíba ou ter estudado em universidades, para saber o que é nossa realidade", disse a cacique.
A líder afirma que a falta de conhecimento sobre os povos indígenas está em detalhes elementares."É um povo sem noção. Recebemos passagens de. Mas ninguém parece saber que existe um longo trajeto até chegar aqui ", criticou a indígena, que relatou o longo trajeto até chegar à capital federal. Foram três horas de barco da Beira-Rio, mais seis horas de carro até Canarana e outras 17 horas de ônibus.
"Queremos mostrar as coletoras de sementes que temos no Xingu", contou Watatakalu, que prefere ser chamada de líder feminina em vez de cacique. "Lidero um movimento de mulheres. As pessoas acham que indígenas são só aqueles cocares imensos. Mas este é um símbolo de homens, e de submissão das mulheres" completa., o líder francês, depois de receber investidores brasileiros, fará um discurso de encerramento no Fórum Brasil-França, que contará com a participação de empresários brasileiros e franceses..
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Macron vai condecorar cacique Raoni com Legião de HonraMacron vai condecorar cacique Raoni com Legião de Honra - Líder indígena vai receber condecoração durante visita do presidente francês a Belém. Brasileiros que receberam honraria incluem figuras como D. Pedro 2° e ex-presidentes.
Read more »
Macron vai condecorar cacique Raoni com Legião da HonraHomenagem ao líder indígena do povo Kayapó será feita durante visita do presidente francês a Belém (PA)
Read more »
Em Belém, Lula e Macron vão caminhar pela floresta para mostrar sintonia sobre questões ambientaisCom segurança reforçada, a capital paraense recebe, nesta terça-feira (26), por algumas horas, a partir das 15h30 (horário de Brasília), os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o francês, Emmanuel Macron, que vai passar por quatro...
Read more »
Lula acompanhará Macron em Belém e no Rio durante visita ao BrasilPresidente francês visitará a América do Sul na próxima semana
Read more »
Agenda de Macron no Brasil terá passeio de barco em Belém e caminhada pela PaulistaÉ a primeira visita bilateral do francês à América Latina desde que assumiu o posto
Read more »
França concederá sua mais alta honraria ao cacique RaoniLíder foi reconhecido como 'figura internacional da luta pela preservação da floresta amazônica e a cultura dos povos originários'
Read more »