As páginas de livros medievais estão repletas de uma criatura intrigante: o caracol gigante.
O cavaleiro puxa seu braço para trás e se prepara para atacar. Ele está vestido com uma armadura típica do século 14, com cota de malha, túnica com cinto e capacete.
"Isso criou grande perplexidade entre os historiadores da arte e da literatura, que se perguntam exatamente o que eles significam", afirma o professor de literatura medieval Kenneth Clarke, da Universidade de York, no Reino Unido.As obras de arte encontradas nas margens dos livros são conhecidas pelo nome de "marginália".
Muitas vezes, a marginália parece ter pouca relação com o texto do livro. Mas, por um breve período no final do século 13, os decoradores de livros de toda a Europa adotaram uma nova obsessão: os caracóis guerreiros. Muitas vezes, a antena dos moluscos era apontada para frente de forma agressiva, como se fosse uma espada. Um desses caracóis aparece combatendo uma mulher nua.
"A luta entre o caracol e o cavaleiro é um exemplo do mundo virado de cabeça para baixo, um fenômeno mais amplo que produziu muitas imagens medievais diferentes", afirma a professora de arte medieval Marian Bleeke, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Existem muitas interpretações para essas ilustrações, como a ideia de que a batalha contra o caracol simbolizaria a luta de classes, ou até a ressurreição.
Clarke é cético quanto a esta ideia específica, considerando como eram comuns as guerras com caracóis nos livros medievais. E Bleeke explica que os historiadores atuais normalmente não acreditam que as imagens nas margens de livros tenham significados tão restritos.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Viagem à Idade Média: conheça os mais preservados castelos dos Cavaleiros Templários na EuropaConstruídos pela mítica Ordem dos Templários há quase mil anos, vários castelos estão em Portugal, Espanha, França e Itália, que preservam intacto o seu espírito medieval
Read more »
Belén Esteban: “Media España me quiere y media me odia”La “entretenedora” de televisión vuelve “reseteada y pletórica” a las pantallas digitales con ‘Ni que fuéramos Shhh’, espacio heredero de ‘Sálvame’ en ‘streaming’ un año después de que Mediaset expulsara el programa de su parrilla
Read more »
Comunidades quilombolas e indígenas têm mais jovens do que conjunto dos brasileirosA média de idade dos indígenas é a menor do país (25 anos), dez abaixo da média geral no Brasil (35 anos); a dos quilombolas é de 31 anos
Read more »
Juliette fala sobre diferença de idade com o namorado: 'Tem uma maturidade muito grande'No jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Read more »
Usuários aprovam reforma da Policlínica da Melhor Idade de Volta RedondaNo jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Read more »
Brasil se recupera do baque da pandemia e alfabetiza 56% de crianças na idade certaO governo Lula projeta para 2030 a meta de 80%. ''Progredimos, porém ainda temos um longo caminho a percorrer', diz o ministro da Educação
Read more »