Em depoimento, ex-ajudante de ordens relatou a existência de núcleo mais radical envolvido em trama antidemocrática; ex-presidente pressionava aliados para identificar suposta fraude nas urnas, jamais comprovada
Grupo ligado a Bolsonaro era a favor de braço armado em plano golpista e previa 'apoio dos CACs', disse Cid à PF
O governo de Jair Bolsonaro concedeu em média 691 registros de novas armas por dia para CACs entre 2019 e 2022, conforme mostrou levantamento feito pelo g1. Ao todo, foram concedidos 904.858 registros para aquisição de armas ao longo de quatro anos, sendo 47% desse total liberados em 2022, de acordo com dados do Exército obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
A PF afirma que, de acordo com o material analisado, havia duas frentes de atuação, uma mais conservadora, que agia para desacreditar as urnas eletrônicas e o processo eleitoral, e uma segunda, que defendia ações "que resultariam em uma ruptura do Estado Democrático de Direito por meio de decretação de Estado de Defesa", diz trecho do relório da investigação.
Em nota, o senador disse que "em nenhum momento" cogitou, afirmou ou mesmo pensou em "sequestrar, ou confiscar uma urna eletrônica". "As ações que empreendi após as eleições de 2022 são de domínio público e estão devidamente documentadas, não se baseiam em conjecturas ou delações", diz Heinze, em nota.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
PF vai apurar se Mauro Cid vazou vídeo editado sobre reunião golpista liderada por BolsonaroPolícia Federal esclareceu que 'material veiculado foi disponibilizado em link de acesso aberto ao público'; STF liberou imagens na íntegra nesta sexta (9)
Read more »
Empresários pressionaram Bolsonaro a dar golpe, disse Cid em áudioA investigação da Polícia Federal sobre o plano de golpe articulado por Jair Bolsonaro encontrou diálogos nos quais o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, indicou a pressão de empresários para uma 'virada de jogo'
Read more »
PF apura se Mauro Cid omitiu informações e não descarta tirar benefícios de delação | Blogs CNNSiga os últimos fatos e notícias da política, economia nacional e internacional, no maior canal de notícias do mundo. Reportagens, vídeos, coberturas completas, Breaking news, análises e mais fatos relevantes para o seu dia a dia.
Read more »
'Se tiver que virar a mesa, tem que ser antes das eleições': 6 momentos-chave da reunião de Bolsonaro e ministros em 2022Polícia Federal encontrou vídeo de reunião em computador do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; militar fez acordo de delação premiada
Read more »
Cid relatou visita de Luciano Hang e outros empresários a Bolsonaro para defender plano golpista, diz PFSócio das lojas Havan e Meyer Nigri, da Tecnisa, negam ter pressionado então presidente a tomar qualquer medida antidemocrática; de acordo com a investigação, encontro ocorreu em novembro de 2022
Read more »
STF libera vídeo de reunião ministerial de BolsonaroO Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a íntegra do vídeo de uma reunião ministerial de Jair Bolsonaro, ocorrida em 5 de julho de 2022, por determinação de Alexandre de Moraes. A gravação será disponibilizada no site da Corte, também por ordem do ministro. Trechos transcritos da fala de Bolsonaro e de outros participantes na reunião foram utilizados por Moraes na decisão que autorizou a operação, deflagrada pela Polícia Federal, contra o ex-presidente e aliados que teriam participado de uma tentativa de golpe de Estado. O vídeo foi identificado pela PF em computador apreendido na residência de Mauro Cesar Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que fechou acordo de delação no ano passado.
Read more »