Em meio a disputa na região amazônica, EUA anunciaram exercícios militares com a Guiana.
O Comando Sul das Forças Armadas norte-americanas anunciou que vai realizar exercícios militares em parceria com as Forças de Defesa da Guiana, parece ter reacendido um antigo temor comum à direita e à esquerda no Brasil: a presença de tropas norte-americanas em plena, o principal assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, o embaixador Celso Amorim, disse que seu principal temor com a escalada da crise entre Guiana e...
A Corte Internacional de Justiça , provocada pelo governo guianense, emitiu uma sentença determinando que a Venezuela não poderia tomar medidas para incorporar Essequibo ao seu território. O regime de Nicolás Maduro, no entanto, anunciou não reconhecer a legitimidade da Corte para resolver a disputa.
O anúncio gerou reações na Venezuela. O ministro da Defesa do país, Vladimir Padrino, chamou os exercícios de "provocação". De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo , em 2022, os Estados Unidos foram responsáveis pelo maior gasto militar do mundo, com U$$ 877 bilhões, o equivalente a 39% de todas as despesas militares no planeta.
Entre 1972 e 1974, um grupo de militantes de esquerda se instalou no interior do Pará com o objetivo de organizar uma guerrilha rural para derrubar a ditadura. O grupo foi derrotado por tropas do Exército. O analista, no entanto, diz acreditar que os exercícios anunciados na quinta-feira pelo governo norte-americano não indicariam uma tendência.
"Parece que Celso Amorim e outros diplomatas tentam usar a sua influência para pedir calma. Se Maduro vai ouvir é outra história, mas penso que a oposição do governo brasileiro torna ainda menos provável uma invasão venezuelana.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Disputa territorial entre Venezuela e Guiana sobre o EssequiboUm referendo promovido pela Venezuela sobre a região do Essequibo, rica em recursos naturais, está causando tensão entre os dois países. A Guiana defende uma fronteira definida em 1899 e recorre à Corte Internacional de Justiça para validá-la.
Read more »
Referendo sobre anexação do Essequibo é alvo de disputa política na VenezuelaAnalistas apontam que o referendo sobre a anexação do Essequibo pode favorecer a reeleição de Nicolás Maduro em 2024. A região rica em petróleo é alvo de disputa entre Caracas e Georgetown.
Read more »
Venezuela divulga resultado do referendo sobre anexação do EssequiboA Venezuela divulgou o primeiro boletim eleitoral do referendo sobre a anexação do Essequibo, região da Guiana reivindicada por Caracas. De acordo com os números iniciais, mais de 95% dos cidadãos que compareceram à consulta pública votaram a favor da criação da província da Guiana Essequiba — cenário que os analistas já apontavam como provável, em um processo que, segundo agências internacionais que cobriram a votação no local, foi marcado pelo baixo comparecimento.
Read more »
Brasil chega à Cúpula do Clima com queda de 22% no desmatamento da AmazôniaDados do Inpe mostrando que, pela primeira vez desde 2018, a área devastada ficou abaixo dos 10 mil quilômetros quadrados já reverberaram na comunidade internacional
Read more »
Consumidores cortarão gastos de fim de ano em todo o mundoPesquisa foi realizada em 28 países, incluindo Brasil, EUA, China, Índia, Japão e Alemanha
Read more »
WeWork: entenda como ficam as unidades no Brasil após pedido de proteção contra falência nos EUAEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Read more »