Para o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal, o Executivo procura “um bode expiatório que pode custar quase metade do turismo”.
Depois de analisar o texto concreto da proposta ficou claro que há uma intencionalidade do Governo em acabar com a atividade do alojamento local . No desespero da pressão por habitação, procuram um bode expiatório que pode custar quase metade do turismo. O conjunto de propostas não foi uma ideia mal pesada por uma área do Governo, a habitação, que não percebe nada da economia e turismo.
Quem tem que responder a isso é o Governo. Se a intenção for seguir esta proposta, a decisão é clara: matar o alojamento local a curto, médio e longo prazo e enquanto o AL morre tenta extrair ao máximo proveitos através de taxas e impostos. Se este é o propósito, tendo o Governo maioria absoluta, podem abusar da autoridade dada.
Agora não temos a menor dúvida. Ir ao ponto de destruir aos poucos um setor que movimenta quase metade da atividade mais importante da economia, que é o turismo, é sinal de desespero. E a pergunta é: para quê tudo isto? Isto vai realmente resolver algo do problema da habitação? Temos 72% do AL fora dos grandes centros, em casas de férias na zona litoral e montanha. Casas que nunca vão para habitação.
Claro que não. Basta ver que foi o próprio Governo quem deu poder às Câmaras Municipais para, com estudos, dados, de forma pensada, pudessem limitar os novos registos se sentissem a necessidade. De 292 concelhos onde o AL está instalado, apenas quatro avançaram com Regulamentos de Áreas de Contenção, sendo muitos autarcas do partido do Governo.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Governo espanhol quer travar saída da Ferrovial para AmesterdãoA Ferrovial anunciou que vai deixar Espanha, rumo aos Países Baixos. Governo espanhol está a ver se é possível travar a transferência, que tem criticado
Read more »
Governo baixa isenção de IMT na revenda de imóvel para 1 anoAtualmente, a aquisição de imóveis para revenda contempla uma isenção de IMT caso sejam alienados no prazo de três anos. Governo quer encurtar para um ano.
Read more »