Cientistas brasileiros avançam no entendimento das superexplosões estelares

United States News News

Cientistas brasileiros avançam no entendimento das superexplosões estelares
United States Latest News,United States Headlines
  • 📰 CNNBrasil
  • ⏱ Reading Time:
  • 80 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 35%
  • Publisher: 97%

Cientistas brasileiros avançam na compreensão da física por trás das superexplosões estelares

“A área das manchas estelares parece não ser a principal responsável pelo desencadeamento das superexplosões. Talvez a explicação deva ser buscada na complexidade magnética das regiões ativas”, diz Alexandre Araújo, professor no Centro Integrado de Jovens e Adultos da Prefeitura de São Paulo, pós-doutorando na Escola de Engenharia Mackenzie e primeiro autor do artigo.

Além de buscar um avanço no conhecimento das atividades estelares, o presente estudo teve uma motivação adicional. A partir da descoberta das primeiras superexplosões em estrelas de tipo solar, a comunidade científica passou a olhar com atenção para tais fenômenos, principalmente para investigar quais seriam as possibilidades de o Sol apresentar uma explosão dessa proporção.

Porém, como a zona radiativa é composta por partículas , a absorção e posterior emissão por estes componentes obstaculizam enormemente o trânsito dos fótons. De modo que eles levam cerca de 1 milhão de anos para atravessar essa camada e chegar à seguinte, a zona convectiva. E acrescenta que as manchas geralmente têm formatos e tamanhos diferentes, sendo sua complexidade magnética um fator crucial para a produção das maiores explosões solares. Estas são observadas em todo o espectro eletromagnético: rádio, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.

“Em primeiro lugar, a estrela devia ter um ou mais planetas. Para que esses exoplanetas pudessem ser detectados, seu ângulo de inclinação em relação à estrela tinha que estar no ângulo de visada do telescópio. Além disso, a estrela precisava apresentar manchas na sua superfície. E o exoplaneta devia transitar nas regiões das manchas. O período de orbital do exoplaneta tinha que ser de poucos dias.

We have summarized this news so that you can read it quickly. If you are interested in the news, you can read the full text here. Read more:

CNNBrasil /  🏆 2. in BR

United States Latest News, United States Headlines

Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.

Cidade em SP ignora TJ e mantém escola cívico-militar de associação da PMCidade em SP ignora TJ e mantém escola cívico-militar de associação da PMA prefeitura de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, descumpriu uma liminar do Tribunal de Justiça que barra a criação ou existência de
Read more »

Inventores e cientistas mortos por suas próprias invenções: confira quem são | Mundo e Ciência | O DiaInventores e cientistas mortos por suas próprias invenções: confira quem são | Mundo e Ciência | O DiaCEO de submersível que implodiu não é o único da extensa lista
Read more »

Cientistas detectaram 'som do eco' de um buraco negro supermassivo: ouça!Cientistas detectaram 'som do eco' de um buraco negro supermassivo: ouça!Após detectarem dados de um buraco negro supermassivo, cientistas conseguiram detectar um eco de som emitido em uma explosão espacial.
Read more »

Cientistas explicam como prevenir picadas de mosquitoCientistas explicam como prevenir picadas de mosquitoAo invés de sprays disponíveis em mercados, especialistas recomendam produtos com registro de comprovação
Read more »

Mulheres diplomatas criticam baixa representatividade em missões do ItamaratyMulheres diplomatas criticam baixa representatividade em missões do ItamaratyAssociação pede 'uma política vigorosa e inequívoca de promoção de diversidade e inclusão'
Read more »



Render Time: 2025-04-06 19:05:31