Logo após o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela dar vitória a Nicolás Maduro mesmo antes de a apuração estar concluída, os presidentes venezuelano e argentino começaram uma troca de insultos.
Logo após o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela dar vitória a Nicolás Maduro mesmo antes de a apuração estar concluída, os presidentes venezuelano e argentino começaram uma troca de insultos. A crise foi parar nas ruas de Caracas, com chavistas ameaçando invadir a representação diplomática da Argentina.
O embaixador Celso Amorim, assessor especial de Lula, estava em Caracas acompanhando as eleições no país vizinho quando foi informado de que uma multidão de chavistas protestava diante da embaixada da Argentina em Caracas. Ameaçavam invadir o prédio. Além da violência do ato em si, seria uma escalada grave na crise diplomática que ameaça desestabilizar a América do Sul.
Era um Boeing 747-300, de fabricação norte-americana, que havia sido vendido por uma empresa aérea iraniana para uma venezuelana. Ambas eram acusadas de favorecer o terrorismo e sofrem sanções do governo dos EUA.
Sobraram apenas Brasil, Colômbia e México como mediadores da crise. O governo brasileiro foi instado pelos EUA e por países europeus, como a Noruega, a sustentar o papel de intermediário com canais de negociação abertos com o governo e com a oposição venezuelana. Mas o custo político para Lula é cada vez maior.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Brasil Agora: Conselho declara vitória de Maduro na Venezuela e oposição questionaConfira essas e outras notícias que serão destaque nesta segunda-feira (29)
Read more »
“A Casa do Dragão”: conheça todos os dragões da sérieCriaturas míticas serão essenciais para decidir batalha entre Conselho Verde e Conselho Preto
Read more »
Venezuela: Conselho Eleitoral oficializa vitória de Maduro para terceiro mandato; há protestos e denúncias de fraudesUnião Europeia e Estados Unidos não reconheceram o resultado da eleição presidencial e pedem a divulgação das atas eleitorais.
Read more »
Conselho Nacional Eleitoral proclama vitória de Maduro na VenezuelaÓrgão afirma que presidente venezuelano teve 51%. Campanha de Edmundo González, principal adversário do chavista, diz ter obtido 70%. EUA, Chile e Peru, entre outros países, contestaram dados oficiais.
Read more »
Sem apresentar atas, Conselho eleitoral proclama Maduro como vencedor na VenezuelaApós o anúncio dos resultados na madrugada de segunda-feira, a líder da oposição María Corina Machado ignorou a vitória de Maduro e denunciou fraude
Read more »
Maduro é reeleito com 52,21% do votos, afirma Conselho Nacional Eleitoral da VenezuelaOposição recebeu 44,2% dos votos; EUA e países da UE questionaram dados oficiais
Read more »