Blinken chega à China para visita de alto risco em meio a tensões crescentes

United States News News

Blinken chega à China para visita de alto risco em meio a tensões crescentes
United States Latest News,United States Headlines
  • 📰 CNNBrasil
  • ⏱ Reading Time:
  • 87 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 38%
  • Publisher: 97%

Secretário de Estado dos EUA está em Pequim para reestabelecer canais de comunicação entre os países após meses de atrito

O relacionamento do governo Biden com Pequim é considerado um dos mais complicados, e tem passado por meses de tensão, incluindo dois incidentes militares nas últimas semanas.

No entanto, Daniel Kritenbrink, secretário adjunto de Estado para Assuntos do Leste Asiático e Pacífico, disse na quarta-feira que tanto os EUA quanto a China chegaram “à conclusão compartilhada de que agora é o momento certo para se envolver nesse nível”, mas “não estamos indo a Pequim com a intenção de ter algum tipo de avanço ou transformação na maneira como lidamos uns com os outros.

Falando a repórteres no sábado, Biden reconheceu “diferenças legítimas” com a China, mas afirmou que estava disposto a discutir as “áreas em que podemos nos dar bem”.Blinken disse que em suas reuniões com altos funcionários chineses, ele pretende levantar “nossas preocupações reais sobre uma série de questões”.

Em maio, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, reuniu-se com o principal diplomata da China, Wang Yi , em Viena, seguido de conversas entre autoridades comerciais dos dois países em Washington. No entanto, os contatos entre os principais oficiais militares dos países ainda estão congelados, e resta saber se a visita de Blinken pode levar a um avanço nessa frente. A China rejeitou uma oferta para uma reunião formal entre o secretário de Defesa Lloyd Austin e o ministro da Defesa chinês Li Shangfu, que está sob sanção dos EUA, em Cingapura no mês passado, embora os dois tenham conversado brevemente.

Biden disse a repórteres no sábado que acredita que a viagem de Blinken à China pode aliviar as tensões e disse que espera se encontrar com Xi novamente nos “próximos meses”.

We have summarized this news so that you can read it quickly. If you are interested in the news, you can read the full text here. Read more:

CNNBrasil /  🏆 2. in BR

United States Latest News, United States Headlines

Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.

Blinken desmente que exista acordo com Irã sobre programa nuclearBlinken desmente que exista acordo com Irã sobre programa nuclearVeículos de imprensa afirmaram recentemente que os países estariam perto de concluir um pacto que substituiria o acordo nuclear de 2015, moribundo desde que Washington o abandonou em 2018
Read more »

'O mundo é melhor com o Brasil nele', diz secretário adjunto de Estado dos EUA sobre 6 meses de governo Lula - BBC News Brasil'O mundo é melhor com o Brasil nele', diz secretário adjunto de Estado dos EUA sobre 6 meses de governo Lula - BBC News BrasilQuase seis meses após início do governo Lula, presidente brasileiro acumulou desgastes com EUA, mas governo Biden segue vendo o país como parceiro estratégico, diz o secretário adjunto de Estado dos Estados Unidos, Brian A. Nichols.
Read more »

Belém deve receber cerca de 50 mil visitantes para a COP30Belém deve receber cerca de 50 mil visitantes para a COP30Estimativa é de secretário do Clima do Itamaraty
Read more »

Professores do estado do Rio de Janeiro decidem manter greveProfessores do estado do Rio de Janeiro decidem manter greveA categoria reivindica, entre outras questões, a implantação do piso nacional do magistério...
Read more »



Render Time: 2025-04-13 21:28:16