Zambratija ficou preservado por todo esse tempo em região superficial do mar adriático
, viu algo estranho despontando na areia, no fundo de uma região costeira do mar Adriático. Ao consultar pesquisadores do, descobriu que se tratava, na verdade, de uma antiga embarcação, completamente costurada a mão. Agora, esse barco está sendo resgatado para ser estudado e exposto para a população.
Isso significa que o pequeno navio foi construído entre o século XII e o século X antes de Cristo e, portanto, se manteve preservado por três milênios. O estado de conservação é realmente surpreendente: sete dos 12 metros totais da estrutura estão intactos – e mantê-la assim será um desafio., em homenagem a vila em que foi encontrado, é comporto por um tipo maleável de madeira e costurado com fibras vegetais.
Esse estudo será importante para descobrir com maior precisão quando o barco foi construído e que materiais foram utilizados para a sua fabricação. Ao final do processo a estrutura será restaurada e ficará exposta em um museu croata. Os pesquisadores também esperam conseguir construir uma réplica da embarcação.