O grupo Virgin, dono da companhia aérea Virgin Atlantic e da empresa aeroespacial Virgin Galactic, tem sido criticado na web por lançar seu primeiro voo comercial ao espaço
"Manchete de hoje: 10 bilionários agora desparecidos em uma nave espacial de US$ 100 milhões enquanto passeavam na Lua", ironizou mais um. Ainda teve quem dissesse que prefere"morrer de graça", embora haja quem tenha feito um contraponto:"A verdade é que é mais fácil ir ao espaço do que ao fundo do oceano", opinou um defensor da missão.
A Virgin Galactic já atua no mercado aeroespacial há cerca de duas décadas, mas seus voos antes eram reservados apenas para astronautas. Segundo o jornal The New York Post, a empresa planejava lançar a iniciativa comercial em 2013, no entanto o projeto foi postergado até que a autorização fosse dada pelo governo americano em 2021.
Já o teste final dos equipamentos que serão utilizados para as missões Galactic 01 e 02 foram completados em maio, após atualizações de segurança à frota.
Eles deverão embarcar às 11h da manhã de quinta na VSS Unity no estado americano do Novo México para um voo de 90 minutos. A bordo, eles conduzirão pesquisas sobre microgravidade. Como parte da missão, os tripulantes realizarão"13 experimentos autônomos conduzidos por humanos.
"Estamos lançando a primeira linha comercial espacial da Terra com dois produtos dinâmicos — nossas missões particulares de astronáutica e de pesquisas científicas. O próximo capítulo empolgante da Virgin Galactic foi guiado por inovação, determinação e compromisso para entregar uma experiência ao consumidor sem precedentes e verdadeiramente transformativa.