Escolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
André Ventura, líder do Chega, sacudiu o eleitorado aventando a possibilidade de uma suposta fraude eleitoral, o que as autoridades portuguesas negam. — Foto: Getty Images via BBC
Em meio à campanha para as eleições legislativas que vão definir o novo governo e primeiro-ministro de Portugal, Ventura sacudiu o eleitorado com o fantasma da fraude eleitoral. Ele disse também ter recebido “relatos de emigrantes”, portugueses que vivem no estrangeiro e votam nas eleições de Portugal, que se queixavam de que os votos por correio "não estavam chegando”.
Em 2023, a Procuradoria Geral da República de Portugal abriu uma investigação contra o líder do Chega sob acusação de difundir notícias falsas nas suas redes sociais. Ventura sempre negou "cometer qualquer ato ilícito" e disse ainda que “nenhum órgão de comunicação vai dizer ao Chega o que é ou não mentira”.
Um dos slogans mais utilizados por André Ventura é: “Portugal precisa de uma limpeza”, frase que aparece repetida nos cartazes do partido, com a imagem de vários políticos riscada por uma cruz vermelha. As pesquisas eleitorais refletiram esse crescimento. Algumas chegaram a mostrar o Chega com 20% das intenções de voto. Com o passar da campanha, os números foram caindo, mas o partido continua a conservar cerca de 16% do apoio do eleitorado, o que representa mais do que o dobro dos 7,18% dos votos alcançados nas eleições de 2022.
Isso aconteceu em 2017, quando concorreu à Câmara Municipal de Loures, perto de Lisboa, pelo PSD. A mensagem principal de sua campanha era dirigida aos ciganos, uma comunidade, nas suas palavras, “que vivia dos subsídios do Estado”. Semelhanças e diferenças em relação a Bolsonaro Bolsonaro convocou os brasileiros que moram em Portugal a votar em Ventura. — Foto: Getty Images via BBC“É muito importante que André Ventura, do Chega, consiga essa cadeira de primeiro-ministro.
Ele resgatou em 2021 o lema da ditadura “Deus, Pátria e Família”, ao qual acrescentou “trabalho” — mas, diferentemente de Bolsonaro em relação à ditadura brasileira, não é um defensor do regime autoritário sob o comando de António Salazar que governou Portugal durante 40 anos. “Há alguma flexibilidade ideológica que é também característica da mobilização eleitoral populista, no que diz respeito à política econômica e social", explica Costa Pinto.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
Eleições em Portugal: André Ventura, o aliado de Bolsonaro que pode consolidar a direita radical no paísPesquisas de opinião apontam que partido Chega, da direita radical, pode ter o dobro dos quase 8% dos votos que recebeu em 2022 e mudar a configuração política do país.
Read more »
O futuro político de Jair Bolsonaro e a estratégia de Michelle BolsonaroDesde que Jair Bolsonaro foi declarado inelegível pela Justiça, muito se especula sobre o seu futuro político. Uma anistia concedida pelo Congresso é uma hipótese que habita o imaginário do ex-presidente. Já está em andamento um dos planos de contingência do bolsonarismo: a entrada em cena da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, candidata a herdeira pessoal da popularidade do marido.
Read more »
Líder da direita em Portugal diz que vetará entrada de Lula no país; veja análiseAndré Ventura disputa eleições legislativas e pode se tornar primeiro-ministro; Uirã Fancelli analisa fala polêmica no Brasil Agora desta sexta (8)
Read more »
Corinthians vence Santo André e mantém esperanças no Campeonato PaulistaO Corinthians conquistou uma vitória importante nesta penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. Diante de sua torcida na Neo Química Arena, o Timão fez 3 a 2 no Santo André, na tarde deste sábado (2), com direito a muita emoção no final, e chegou a 13 pontos na tabela de classificação.
Read more »
André Cury cobra mais de R$ 27 milhões do Corinthians na JustiçaProcessos do empresário André Cury contra o Corinthians correm na 4ª Vara Cível do TJ-SP
Read more »
Ministro André Mendonça autoriza empresas a renegociar acordos de delação fechados com a Lava JatoEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Read more »