Agência Moody's eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1, com perspectiva positiva

United States News News

Agência Moody's eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1, com perspectiva positiva
United States Latest News,United States Headlines
  • 📰 g1
  • ⏱ Reading Time:
  • 146 sec. here
  • 4 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 62%
  • Publisher: 86%

Agora, o país está a um passo do chamado grau de investimento, um selo de bom pagador concedido pelas agências, que assegura aos investidores um menor risco de calotes.

A agência de classificação de risco Moody's elevou nesta terça-feira a nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1, com perspectiva positiva. Agora, o país está a um passo do chamado grau de investimento, um selo de bom pagador concedido pelas agências, que assegura aos investidores um menor risco de calotes.

A Fitch Ratings e a Standard & Poor’s ainda mantêm a classificação para o Brasil com a nota de crédito BB, com perspectiva "estável", o que coloca o país em um grau especulativo, mas a dois passos do grau de investimento.Veja as notas de crédito do Brasil em todas as agências de risco — Foto: Arte g1

Ao explicar a elevação do rating soberano do Brasil, a agência informou ter revisado sua projeção de crescimento do PIB do país para 2,5%. "Ter esse selo, portanto, facilita a atração de capital. E à medida que o país recebe mais recursos, ele amplia sua liquidez e sua capacidade de realizar investimentos", explica Alex Nery, professor da FIA Business School. Na história, o único período em que o país obteve selo de bom pagador foi entre os anos 2008 e 2015.

"Um mercado de consumo maior, com crescimento do mercado de capitais e da formalização dão sustentação às intenções de investimento", afirmou, na época, a S&P. Para a Fitch, a concessão do selo de bom pagador foi resultado da "dramática melhora dos resultados do Brasil nos setores externo e público, que reduziu enormemente a vulnerabilidade do país a problemas externos e a choques de câmbio".

Já a Moody's seguiu a mesma linha e enfatizou os ajustes fiscais promovidos pelo país. A agência apontou que o governo vinha se mostrando disposto a reverter políticas expansionistas e a adotar uma posição mais conservadora e consistente com um crescimento sustentável. A S&P seguiu a mesma linha e destacou, na época, que o país passava por uma deterioração nas contas públicas, enquanto enfrentava desafios políticos.

"As agências analisam se o crescimento econômico do país é sustentável, observam como anda a dívida pública, se há esforço para o controle das contas. Além de outros pontos, como o controle da inflação, a política monetária e reformas", explica o professor Alex Nery, da FIA Business School.

Mesmo com a retração em 2009, os dados positivos que o Brasil já vinha registrando ajudaram a manter o grau de confiança no país.Naqueles anos, o Brasil também se beneficiou do chamado "boom das commodities" — que, na época, impulsionou as exportações brasileiras, com uma China superaquecida — e de uma série de medidas do governo para incentivar a economia local em meio à crise global.

O caminho inverso começou a ser desenhado anos depois, até resultar na perda de grau de investimento e em novas reduções na nota do Brasil.

We have summarized this news so that you can read it quickly. If you are interested in the news, you can read the full text here. Read more:

g1 /  🏆 7. in BR

United States Latest News, United States Headlines

Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.

ApexBrasil reúne empresários e investidores em SC para ampliar exportaçõesApexBrasil reúne empresários e investidores em SC para ampliar exportaçõesA agência realiza, nesta semana, em Florianópolis, mais uma edição do programa Exporta Mais Brasil
Read more »

Carrillo chega ao Brasil, e Corinthians faz força-tarefa para tê-lo na Copa do BrasilCarrillo chega ao Brasil, e Corinthians faz força-tarefa para tê-lo na Copa do BrasilPeruano deve assinar com o Corinthians até julho de 2025
Read more »

Brasil Agora: X diz que retorno do serviço no Brasil não foi intencionalBrasil Agora: X diz que retorno do serviço no Brasil não foi intencionalConfira essas e outras notícias que serão destaque nesta quinta-feira (19); assista!
Read more »

D23 no Brasil: Disney dá spoilers de como será a experiência no BrasilD23 no Brasil: Disney dá spoilers de como será a experiência no BrasilEvento que reúne as maiores novidades do estúdio, terá a sua primeira edição no país e na América Latina nos dias 8, 9 e 10 de novembro
Read more »

CNN Brasil lança CNN Brasil Money, novo canal dedicado ao mercado financeiroCNN Brasil lança CNN Brasil Money, novo canal dedicado ao mercado financeiroPlataforma, que também terá informações de negócios e macroeconomia, chegará com forte presença digital, além de distribuição na TV e no streaming; estreia será em 4 de novembro
Read more »

Brasil Agora: Com prisão revogada, Gusttavo Lima deve voltar ao Brasil nesta semanaBrasil Agora: Com prisão revogada, Gusttavo Lima deve voltar ao Brasil nesta semanaConfira essas e outras notícias que serão destaque nesta quarta-feira (25); assista!
Read more »



Render Time: 2025-02-24 01:10:59