Agora, o país está a um passo do chamado grau de investimento, um selo de bom pagador concedido pelas agências, que assegura aos investidores um menor risco de calotes.
A agência de classificação de risco Moody's elevou nesta terça-feira a nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1, com perspectiva positiva. Agora, o país está a um passo do chamado grau de investimento, um selo de bom pagador concedido pelas agências, que assegura aos investidores um menor risco de calotes.
A Fitch Ratings e a Standard & Poor’s ainda mantêm a classificação para o Brasil com a nota de crédito BB, com perspectiva "estável", o que coloca o país em um grau especulativo, mas a dois passos do grau de investimento.Veja as notas de crédito do Brasil em todas as agências de risco — Foto: Arte g1
Ao explicar a elevação do rating soberano do Brasil, a agência informou ter revisado sua projeção de crescimento do PIB do país para 2,5%. "Ter esse selo, portanto, facilita a atração de capital. E à medida que o país recebe mais recursos, ele amplia sua liquidez e sua capacidade de realizar investimentos", explica Alex Nery, professor da FIA Business School. Na história, o único período em que o país obteve selo de bom pagador foi entre os anos 2008 e 2015.
"Um mercado de consumo maior, com crescimento do mercado de capitais e da formalização dão sustentação às intenções de investimento", afirmou, na época, a S&P. Para a Fitch, a concessão do selo de bom pagador foi resultado da "dramática melhora dos resultados do Brasil nos setores externo e público, que reduziu enormemente a vulnerabilidade do país a problemas externos e a choques de câmbio".
Já a Moody's seguiu a mesma linha e enfatizou os ajustes fiscais promovidos pelo país. A agência apontou que o governo vinha se mostrando disposto a reverter políticas expansionistas e a adotar uma posição mais conservadora e consistente com um crescimento sustentável. A S&P seguiu a mesma linha e destacou, na época, que o país passava por uma deterioração nas contas públicas, enquanto enfrentava desafios políticos.
"As agências analisam se o crescimento econômico do país é sustentável, observam como anda a dívida pública, se há esforço para o controle das contas. Além de outros pontos, como o controle da inflação, a política monetária e reformas", explica o professor Alex Nery, da FIA Business School.
Mesmo com a retração em 2009, os dados positivos que o Brasil já vinha registrando ajudaram a manter o grau de confiança no país.Naqueles anos, o Brasil também se beneficiou do chamado "boom das commodities" — que, na época, impulsionou as exportações brasileiras, com uma China superaquecida — e de uma série de medidas do governo para incentivar a economia local em meio à crise global.
O caminho inverso começou a ser desenhado anos depois, até resultar na perda de grau de investimento e em novas reduções na nota do Brasil.
United States Latest News, United States Headlines
Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.
ApexBrasil reúne empresários e investidores em SC para ampliar exportaçõesA agência realiza, nesta semana, em Florianópolis, mais uma edição do programa Exporta Mais Brasil
Read more »
Carrillo chega ao Brasil, e Corinthians faz força-tarefa para tê-lo na Copa do BrasilPeruano deve assinar com o Corinthians até julho de 2025
Read more »
Brasil Agora: X diz que retorno do serviço no Brasil não foi intencionalConfira essas e outras notícias que serão destaque nesta quinta-feira (19); assista!
Read more »
D23 no Brasil: Disney dá spoilers de como será a experiência no BrasilEvento que reúne as maiores novidades do estúdio, terá a sua primeira edição no país e na América Latina nos dias 8, 9 e 10 de novembro
Read more »
CNN Brasil lança CNN Brasil Money, novo canal dedicado ao mercado financeiroPlataforma, que também terá informações de negócios e macroeconomia, chegará com forte presença digital, além de distribuição na TV e no streaming; estreia será em 4 de novembro
Read more »
Brasil Agora: Com prisão revogada, Gusttavo Lima deve voltar ao Brasil nesta semanaConfira essas e outras notícias que serão destaque nesta quarta-feira (25); assista!
Read more »