A megaoperação para recuperar tesouro de navio que afundou no Caribe há 300 anos

United States News News

A megaoperação para recuperar tesouro de navio que afundou no Caribe há 300 anos
United States Latest News,United States Headlines
  • 📰 bbcbrasil
  • ⏱ Reading Time:
  • 108 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 46%
  • Publisher: 83%

O governo da Colômbia anunciou que vai realizar uma operação para resgatar parte de um tesouro estimado em 20 milhões de dólares. Mas a história do galeão San Jose envolve também uma empresa americana que reinvida ser dona da embarcação, disputas com a Espanha e críticas de arqueólogos ao projeto do governo colombiano.

Uma parte de um tesouro milionário que o navio San José carregava quando naufragou, há mais de 300 anos, verá a luz do dia pela primeira vez.O objetivo é pesquisar e resgatar partes do galeão , que durante muito tempo foi um dos "tesouros perdidos mais procurados do mundo."

"O galeão havia passado pelo porto de Portobelo, no Panamá, onde ocorriam as trocas de mercadorias vindas do Vice-Reino do Peru e do Caribe", explica Alhena Caicedo, diretora do Instituto Colombiano de Em todo caso, uma empresa americana de "caça ao tesouro" afirma possuir parte do galeão. A companhia afirma que o espólio do navio poderia ser avaliado em cerca de U$ 20 milhões .O naufrágio do galeão San José ocorreu no contexto da Guerra da Sucessão Espanhola. Estima-se que 600 pessoas morreram no naufrágio

Um dos objetivos do novo projeto de pesquisa é ter mais certeza e detalhes sobre o que existe no galeão a 600 metros de profundidade.Segundo o ministro da Cultura, Juan David Correa, a operação vai acontecer entre abril e maio de 2024. Um robô operado remotamente, desenvolvido na Suécia e fabricado na Inglaterra, vai até o navio para recuperar algumas peças que estão mais visíveis.

O robô submarino será operado a partir do ARC Caribe, navio que o governo comprou de um estaleiro chinês em 2017 por U$ 13 milhões ."Nosso navio tem a capacidade de enfrentar as ondas, o vento e todos os movimentos nas seis direções que existem no oceano para conseguir se segurar em um ponto preciso.

Segundo Caicedo, isso é importante pelo risco de saque, ou seja, que pessoas não autorizadas, como piratas ou caçadores de tesouros, cheguem até o navio e o saqueiem. Os pesquisadores afirmam que atualmente existe um "imperativo" de extração dos destroços do galeão que "prevalece sobre qualquer procedimento científico, técnico e de gestão, sendo o plano de gestão arqueológica uma mera formalidade a cumprir, face a decisões tomadas antecipadamente pelo atual governo."

A Sea Search Armada afirma ter encontrado os destroços antes da Colômbia e exige U$ 10 milhões de indenização, metade do valor estimado do tesouro do galeão.

We have summarized this news so that you can read it quickly. If you are interested in the news, you can read the full text here. Read more:

bbcbrasil /  🏆 8. in BR

United States Latest News, United States Headlines



Render Time: 2025-02-25 15:28:21